quinta-feira, maio 26, 2011

Conversa 2: Aline Dias

  A palestra será um relato do processo de realização do projeto Cadernos de desenho, comentando a experiência da pesquisa, da exposição realizada em 2010 e, sobretudo, da concepção e edição do livro, que será lançado no evento.

  O Projeto Cadernos de desenho, coordenado por Aline Dias, Ana Lucia Vilela e Julia Amaral, partiu do desejo de investigar e levar ao público os desenhos que os artistas normalmente não costumam mostrar, desenhos de rascunho, projeto, processo, estudo ou anotação. O livro é um dos produtos do projeto, realizado entre 2009-2011 e financiado através do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura promovido pela Fundação Catarinense de Cultura.  A distribuição do livro é gratuita e conta com tiragem de 2 mil exemplares.

Cadernos de desenho – o Livro
  O passo inicial do projeto foi pesquisar, entre artistas de poéticas diversas, as modalidades de uso dos cadernos de desenho. Tomou-se por “caderno de desenho” as formas através das quais os artistas faziam anotações, projetos, rabiscos, rascunhos, esboços, etc.. Esta pesquisa foi feita inicialmente com os artistas que participaram da exposição que integra o projeto: Carlos Asp, Fernando Lindote, Julia Amaral, José Antônio Lacerda, Raquel Stolf e Yiftah Peled. A pesquisa foi ampliada para incluir os seguintes artistas, cujos trabalhos também compõem o livro: Diego Rayck, Bil Lühmann, Maíra Dietrich, Aline Dias e Augusto Benetti.

  No livro constam - além de reproduções de desenhos encontrados nos cadernos dos artistas citados - fotos das exposições realizadas no escopo do projeto e registros fotográficos dos processo de pesquisa, dos encontros com os artistas e dos seus espaços de trabalho.

Concepção e edição do livro
  A singular concepção da edição do livro teve o intuito de manter e transferir para o livro o fascínio gerado pela multiplicidade de temas, notas, variadas tipologias de desenhos, anotações, projetos, etc, encontrados nos cadernos dos artistas pesquisados. Desenhos e anotações dos diferentes artistas foram justapostos de modo a ensejar novas relações e narrativas, confundindo os cadernos e as suas autorias. Ao rejeitar a convencional formatação dos catálogos de arte, no processo de edição, foram adotadas algumas estratégias, como: não separar projetos e obras das anotações mais banais do cotidiano, não identificar claramente o autor de cada desenho, evitar divisões temáticas e enfrentar o deslocamento dos desenhos dos cadernos para o livro, assumindo outras escalas e contextos.

  A medida em que a pesquisa foi se desenrolando, os cadernos começaram a ser entendidos como um lugar (e não simples suporte), onde cada artista estabelece uma série de experiências, idéias e práticas, tanto pessoais como artísticas, como uma noção expandida de ateliê, que escapa, burla e confunde os modelos mais comuns de escrever, desenhar, mostrar e guardar.

  Como aos cadernos não cabem nos modelos mais correntes de exibição e circulação de arte, a própria edição do livro foi entendida como uma forma de mostrar um pouco desse lugar, situado na borda do trabalho e da experiência diária, espécie de exercício individual e silencioso de construção de uma outra prática (que não é exclusivamente a do livro, projeto, diário, nem exposição).

  Além das fotos e desenhos, o livro traz textos de Aline Dias, organizadora, Ana Lucia Vilela e Diego Rayck, bem como trabalhos artísticos que foram referências para a pesquisa, espécies de propulsores do projeto ou que foram desenvolvidos durante o processo de edição do livro.

Ficha: Cadernos de desenho
Fragmentos dos cadernos de desenho de: Raquel Stolf, Diego Rayck, Bil Lühmann, José Antonio Lacerda, Maíra Dietrich, Aline Dias, Augusto Benetti, Carlos Asp, Julia Amaral
Textos: Cadernos de desenho, de Aline Dias; Desenho como bruxaria, de Diego Rayck; Crítica de arte como falsidade ideológica, de Ana Lucia Vilela.
Registros fotográficos: exposições, conversas e o espaço de trabalho dos artistas (e/ou o espaço da casa onde os artistas trabalham): Raquel Stolf, Yiftah Peled, Fernando Lindote, José Antonio Lacerda, Carlos Asp e Julia Amaral.
Organização: Aline Dias.
Florianópolis: Corpo Editorial, 2011.


Aline Dias é artista, mestre em Poéticas Visuais pela UFRGS e Bacharel em Artes Plásticas pela UDESC. 





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