terça-feira, maio 31, 2011

Conversa 5: Revista Tatuí

  Ana Luisa Lima e Clarissa Diniz, editoras da revista Tatuí, apresentarão sua trajetória, projetos editoriais e concepções gerais, abordando interesses e preocupações éticas e políticas, bem como possibilidades de experimentação da crítica de arte, como os projetos de “experimentações editoriais em estado de imersão coletiva” que a Tatuí desenvolveu ao longo de 2010.

Sobre a Tatuí
  Revista de crítica de arte com versões online (www.revistatatui.com) e impressa, a Tatuí surgiu no Recife (PE), em 2006, a partir do encontro de críticos de arte em formação. Seu primeiro número, em forma de fanzine, foi concebido durante o SPA das Artes (evento anual de artes visuais da cidade), sob a ideia de uma crítica de imersão, experimento de crítica de arte que pretendia não se vincular à concepção de distanciamento crítico. 
  Nos números seguintes da Tatuí, expandiram-se suas intenções editoriais. Contando com apoios institucionais que têm possibilitado seu financiamento, a revista – mantendo seu caráter de independência, experimentalismo e pluralidade – tem proposto debates aos quais se agregam colaborações diversas, que ampliam o território de investigação acerca da arte hoje produzida, em especial, no Brasil. Atualmente, encontram-se publicados 11 números da revista, com tiragem média de 1500 exemplares.
  Entendendo que, para dar conta da vivacidade e caráter experimental da produção artística atual, a crítica de arte precisa também reinventar-se em diversos âmbitos – sobretudo aqueles referentes a conteúdo e forma (linguagem), bem como às suas relações sociais com os artistas –, a Tatuí tem se pensado também como um experimento em crítica de arte – crítica essa compreendida num campo totalmente expandido, portanto.
  Nesse sentido, para além de suas edições 1 e 3, e ampliando a ideia inicial de uma crítica experimental, também em 2010 a Tatuí se lançou numa proposta intensiva de imersão, que chamou de experimentações editoriais em estado de imersão coletiva, residências editoriais coletivas para a construção integral de novos números da Tatuí. Nas duas experimentações editoriais realizadas, foram concebidas as Tatuí 00 e Tatuí 10, a partir da participação de artistas, críticos, curadores, historiadores, escritores, designers de diversas partes do Brasil. 
  É na intenção de repensar e experimentar a crítica de arte que continuamos nosso trabalho, desejando colaborar na constituição de um debate crítico.




Clarissa Diniz, crítica de arte, é graduada em Lic. Ed. Artística/Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE. É editora da Tatuí, revista de crítica de arte; e membro do coletivo Branco do Olho. Foi premiada com bolsa-pesquisa do 47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, a partir da qual publicou o livro Crachá – aspectos da legitimação artística (Recife: Massangana, 2008). De curadorias desenvolvidas, destacam-se Encarar-se – Fernando Peres e Rodolfo Mesquita (Museu Murillo La Greca, Recife-PE, 2008), O Lugar Dissonante, co-curadoria com Lucas Bambozzi (Espaço Cultural Torre Malakoff, Recife-PE, 2009) e contidonãocontido, co-curadoria com Maria do Carmo Nino e EducAtivo Mamam (Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, Recife-PE, 2010). Tem textos publicados em revistas, catálogos e livros especializados. Foi curadora assistente do Programa Rumos Artes Visuais 2008/2009 (Instituto Itaú Cultural, São Paulo). Integra do Grupo de Críticos do Centro Cultural São Paulo, CCSP.

Ana Luisa Lima é pesquisadora independente e crítica de arte. Graduada em Licenciatura em Artes Plásticas pela UFPE; crítica de arte do espaço expositivo Sala Recife (PE); membro do Centro de estudos Desmanche e Formação de Sistemas Simbólicos – DESFORMAS, ECA-USP, São Paulo-SP. Editora da revista Tatuí (PE) desde 2006, participou de debates, promoveu residências editoriais, ministrou laboratórios de escrita em crítica de arte em vários estados brasileiros. Foi curadora I Salão Universitário de Arte Contemporânea – UNICO | SESC-PE | Recife-PE. Participou de residências como Prêmio Interações Florestais 2010 e V::E::R 2011 Encontro de Arte Viva | Terra UNA | Liberdade-MG; atualmente, residente do ateliê#4 Casa Tomada - Videobrasil | São Paulo-SP; selecionada para residência Projeto Gestores | Capacete Entretenimentos | São Paulo-SP e Rio de Janeiro-RJ. Foi palestrante em eventos como Projeto COMOFAZ | Programa Rede Funarte | Centro Cultural da Espanha | São Paulo-SP e TRAMPOLIM_ plataforma de encontro com a arte da performance | Vitória-ES. Tem artigo publicado no livro Artes Visuais: Conversando Sobre (Org.) Sebastião Pedrosa e Madalena Zaccara | Editora Universitária | Recife-PE: 2008. Crônica publicada em Poesia Presente – Crônicas | Editora FCCR | Recife-PE: 2009. Já escreveu em catálogos e exposições de Elida Tessler, Marcelo Solá, Paulo Whitaker, Stéphane Pauvret e Christine Laquet; e revistas especializadas em artes visuais como DASartes (RJ), ReviSPA (PE), SANTA Art Magazine (RJ), A-Desk (ESP).

Nenhum comentário: